Paraná Clube toma decisão sobre participação na Taça FPF

O Paraná Clube anunciou que não vai participar da Taça FPF. O Tricolor tinha até a noite desta sexta-feira (25) para se inscrever na competição, mas optou pela desistência por “aspectos financeiros, estratégicos e estruturais”. Em comunicado, o Tricolor informou que “entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento […]

Jul 25, 2025 - 14:00
 0  0
Paraná Clube toma decisão sobre participação na Taça FPF

O Paraná Clube anunciou que não vai participar da Taça FPF. O Tricolor tinha até a noite desta sexta-feira (25) para se inscrever na competição, mas optou pela desistência por “aspectos financeiros, estratégicos e estruturais”.

Em comunicado, o Tricolor informou que “entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da Série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes”.

Com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, o Paraná Clube só tem calendário previsto para abril do ano que vem. Se fosse campeão da Taça FPF, o Tricolor teria uma vaga na Copa do Brasil de 2026, que começa em fevereiro. Ou seja, o planejamento teria que ser antecipado em meses para a disputa de apenas um jogo.

Ressaltamos que esta decisão foi tomada com responsabilidade e foco no futuro. Estamos, neste momento, dando um passo atrás, para que possamos planejar melhor o amanhã — e avançar em passos largos rumo ao crescimento sustentável do Paraná Clube.

Leia o comunicado do Paraná Clube na íntegra

O Paraná Clube informa, de forma transparente e respeitosa à sua torcida, que não participará da Taça FPF 2025.

A decisão foi tomada após criteriosa análise de cenário, levando em conta aspectos financeiros, estratégicos e estruturais que envolvem o momento atual da nossa instituição.

Entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes.

Além disso, o jogo da primeira fase da Copa do Brasil, para o eventual vencedor da Taça FPF, seria disputado em fevereiro de 2026, o que exigiria uma antecipação significativa na preparação do elenco, comprometendo todo o cronograma planejado para o ano, visto que o início da temporada profissional do Paraná Clube está previsto para abril de 2026, quando teremos uma estrutura mais robusta, elenco formado e melhores condições de representar dignamente as cores do Tricolor.

Ressaltamos que esta decisão foi tomada com responsabilidade e foco no futuro. Estamos, neste momento, dando um passo atrás, para que possamos planejar melhor o amanhã — e avançar em passos largos rumo ao crescimento sustentável do Paraná Clube.

Entendemos a expectativa do nosso torcedor por ver o time em campo, mas reafirmamos nosso compromisso de construir um Paraná Clube mais sólido, competitivo e à altura da sua história.

Contamos com a compreensão e o apoio da apaixonada Nação Paranista neste momento de reconstrução e seguiremos firmes no propósito de devolver ao nosso clube o protagonismo que sempre mereceu.

Quem vai participar da Taça FPF?

A Federação convidou todos os clubes das duas primeiras divisões do Campeonato Paranaense para participar do arbitral da Taça FPF na próxima quinta-feira (31).

O Athletico é o único time da capital que já confirmou a presença no torneio. Mesmo com a vaga garantida na Copa do Brasil, o Rubro-Negro vai usar a Taça FPF para proporcionar ao elenco sub-20 “a vivência de um campeonato profissional, otimizando a transição para a equipe principal”.

Em maio, o UmDois Esportes trouxe que membros da diretoria do Coritiba fizeram contatos para tentar dificultar a realização da competição, o que foi negado veementemente pelo clube.

Desta forma, o Coxa só pretende participar caso veja no arbitral que o torneio vai sair do papel com as quatro equipes da elite e, consequentemente, distribua uma vaga na Copa do Brasil.

Alguns times já disseram que não vão participar. Entre eles estão Operário, Maringá e Londrina, que já se classificaram para a Copa do Brasil, e São Joseense, que está reformando seu estádio.

Por outro lado, Andraus, Cascavel, Cianorte e Rio Branco confirmaram a inscrição na Taça FPF.

Siga o UmDois Esportes