Antes de Seabra, Renato Paiva foi indicado ao Coritiba para 2026

Agora sócio minoritário da SAF do Coritiba, o grupo Independiente del Valle, havia indicado o técnico português Renato Paiva, como um dos cotados, para assumir o comando da equipe para a temporada de 2026. A informação é do jornalista Rogério Scarione, da Jovem Pan. Apesar da indicação, o Coxa não chegou a abrir negociação com […]

Dez 17, 2025 - 15:30
 0  1
Antes de Seabra, Renato Paiva foi indicado ao Coritiba para 2026

Agora sócio minoritário da SAF do Coritiba, o grupo Independiente del Valle, havia indicado o técnico português Renato Paiva, como um dos cotados, para assumir o comando da equipe para a temporada de 2026. A informação é do jornalista Rogério Scarione, da Jovem Pan.

Apesar da indicação, o Coxa não chegou a abrir negociação com o treinador e tem Fernando Seabra definido como comandante para a temporada de 2026.

Em dezembro, o UmDois Esportes havia informado que Renato Paiva estava entre os nomes avaliados pelo Coritiba, ao lado de Roger Machado, Fernando Seabra, Thiago Carpini e Maurício Barbieri, durante o processo de definição do novo treinador.

No Brasil, Renato Paiva ainda não conseguiu emplacar um trabalho de longo prazo. O treinador teve passagens por Bahia, Botafogo e Fortaleza, onde realizou seu último trabalho no país. No Leão do Pici, comandou a equipe em dez partidas e conquistou apenas uma vitória.

Apesar disso, Paiva também ficou marcado por um feito histórico, quando comandava o Botafogo e venceu o Paris Saint-Germain por 1 a 0, em duelo válido pela Copa do Mundo de Clubes. Atualmente, o técnico tem conversas com a Universidad de Chile para assumir o comando da equipe em 2026.

Treinador viveu grande fase no time equatoriano

Paiva, tem passagem marcante pelo Independiente Del Valle, principal clube do grupo que adquiriu parte da SAF do Coritiba. Entre os anos de 2021 e 2022, em seu primeiro trabalho fora da Europa, o treinador comandou a equipe em 60 jogos com 31 vitórias, 14 empates e 15 derrotas.

Em 2021, com o time equatoriano, conquistou o Campeonato Nacional. Na Copa Libertadores caiu ainda na fase de grupos, indo para a Copa Sul-Americana, onde eliminou o Grêmio nos playoffs, antes de ser eliminado pelo Red Bull Bragantino, que terminaria a competição como vice-campeão diante do Athletico.

Após a passagem pelo Independiente del Valle, Paiva comandou León e Toluca, ambos do México, além de Bahia, Botafogo e Fortaleza. O treinador iniciou sua carreira nas categorias de base do Benfica, em Portugal, onde trabalhou nas equipes sub-17, sub-19 e no Benfica B. Ao todo, Renato Paiva soma mais de 260 partidas como treinador profissional.

Siga o UmDois Esportes