Cetré fora do Athletico: Os bastidores que levaram o maior negócio do clube ao fracasso
O atacante Edwuin Cetré, que se tornaria a maior contratação da história do Athletico, embarcou para a Argentina na manhã desta segunda-feira (2). O negócio foi desfeito após o Furacão ter acertado desembolsar 6 milhões de dólares, cerca de R$ 31,1 milhões. Mas o que levou ao fracasso da negociação? O UmDois Esportes explica tudo. […]
O atacante Edwuin Cetré, que se tornaria a maior contratação da história do Athletico, embarcou para a Argentina na manhã desta segunda-feira (2). O negócio foi desfeito após o Furacão ter acertado desembolsar 6 milhões de dólares, cerca de R$ 31,1 milhões. Mas o que levou ao fracasso da negociação? O UmDois Esportes explica tudo.
Após semanas de tratativas, Cetré chegou em Curitiba no sábado (31) com muita expectativa de atuar no futebol brasileiro. Blindado pela diretoria, que acionou um esquema de segurança do Aeroporto Afonso Pena, ele não teve contato com a torcida rubro-negra que aguardava a presença da estrela na áreaa de desembarque. A ideia foi priorizar os canais oficiais do clube na divulgação das imagens e primeiras declarações do atleta como novo jogador do Athletico.
Após a chegada, o colombiano de 28 anos foi ao CT do Caju para conhecer as instalações e iniciou as baterias de exames médicos, procedimento padrão nas contratções. Cetré fez testes físicos e exames clínicos, que são avaliados pela equipe médica do Furacão. Mais exames também foram feitos na manhã de domingo (1), sendo que os resultados iniciais preocuparam o estafe rubro-negro. As informações iniciais repassadas ao presidente Mario Celso Petraglia foram de um problema cardiológico e uma contussão óssea.
Os problemas físicos de Cetré foram detalhados por Vinicius Furlan, da Trétis: os exames mostraram um problema coronariano, no sistema cardiológico, e duas questões nos joelhos do atleta: lesões no menisco e do platô tibial. De acordo com apuração do UmDois, uma nova bateria de exames tinha sido marcada para a manhã desta segunda-feira (2), o que acabou descartado pela alta cúpula rubro-negra.
LEIA TAMBÉM:
- Athletico mira goleador veterano de rival do Brasileirão
- Athletico tem problemas com Cetré e contratação mais cara da história fracassa
- Athletico define futuro de gringo e acerta saída por empréstimo
Além disso, alguns profissionais da saúde, assim como o atleta e seu estafe, apontam que Cetré poderia jogar mesmo com as questões levantadas — até por isso seriam feitos novos exames. Contudo, como é tradicional, a decisão final foi de Petraglia, que apenas comunicou a decisão de desistir do atacante ao departamento de futebol, ou seja, ao diretor Eduardo Freeland e ao técnico Odair Hellmann.
Com o peso dos exames, a recomendação do chefe do setor de saúde foi de vetar a contratação mesmo que a opinião não fosse consenso no departamento médico. O mandatário rubro-negro avalizou e adotou a postura conservadora diante do alto valor do negócio. Assim o Athletico desistiu do maior investimento da sua história.
Dessa forma, Petraglia entrou em contato com o Estudiantes durante à tarde deste domingo (1). Diante disso, o clube argentino oficializou o retorno de Cetré e alegou “divergência entre as instituições” em nota divulgada no X, ex-Twitter.
O detalhe, apurado pelo UmDois Esportes, é que o texto foi feito pelos argentinos a partir de uma conversa entre as diretorias do Athletico e Estudiantes. O comunicado foi elaborado sem nenhum tipo de alinhamento entre os departamentos de comunicação. Ou seja, o Furacão optou em apenas repostar a manifestação do clube de La Plata, sem acrescentar qualquer tipo de informação. Um dos motivos é moral: Cetré é jogador do Estudiantes. Portanto, citar qualquer questão de saúde do atacante seria uma postura antiética do Rubro-Negro.
Contudo, a imprensa argentina aponta que o Athletico teria desistido de cumprir o que foi acordado financeiramente. Vale lembrar que o Furacão iria desembolsar algo em torno de 6 milhões de dólares, sendo que o Estudiantes possui 50% dos direitos econômicos do atleta e o Independiente Medellín detém a outra parte.
Cetré deve ser utilizado pelo Estudiantes
Com o retorno para La Plata, Edwuin Cetré ficou de fora da lista de relacionados para o jogo do Estudiantes contra o Defensa y Justicia, nesta segunda-feira (2), pela terceira rodada do Torneio Apertura. Entretanto, a expectativa é que ele retome os treinamentos sob o comando do técnico Eduardo Domínguez e esteja à disposição para enfrentar o Deportivo Riestra, em duelo marcado para próxima segunda-feira (9).

