“Clube que eu amo”: Piá do Couto se prepara para enfrentar Coritiba na Taça FPF
Revelado nas categorias de base do Coritiba, o zagueiro Henrique Vermudt se prepara para enfrentar o ex-clube na disputa da Taça FPF. O jogador foi contratado pelo Patriotas, equipe que está no mesmo grupo do Coxa. Os times se enfrentam na terceira rodada do torneio, em duelo marcado para o próximo dia 27 (sábado), às 15h30, […]

Revelado nas categorias de base do Coritiba, o zagueiro Henrique Vermudt se prepara para enfrentar o ex-clube na disputa da Taça FPF. O jogador foi contratado pelo Patriotas, equipe que está no mesmo grupo do Coxa. Os times se enfrentam na terceira rodada do torneio, em duelo marcado para o próximo dia 27 (sábado), às 15h30, no estádio Couto Pereira.
Piá do Couto, Vermudt fez toda a base no Coxa e vivenciou o clube por 14 anos. Em 2017, o zagueiro chegou a ser convocado para uma semana de preparação com a seleção brasileira sub-20 para o Torneio de Toulon, na França.
“Confesso que é até estranho, um misto de emoções. O Coritiba é um clube que eu amo, pois foi minha casa durante 14 anos da minha vida, então praticamente tudo que sei sobre futebol aprendi vestindo a camisa coxa-branca, mas claro que a minha vontade é vencer independente do adversário. Dessa vez não será diferente”, diz Henrique em entrevista exclusiva ao UmDois Esportes.
Além disso, o defensor está empolgado com o novo torneio paranaense e destaca o trabalho que o Patriotas vem fazendo. Fundado em 2020, o time de Curitiba foi eliminado nas quartas de final e se manteve na Segunda Divisão do Estadual do Estadual.
“A preparação está sendo excelente, o Patriotas apesar de jovem, é um clube que fornece uma estrutura completa pra desempenharmos da melhor forma possível”, apontou.
Pelo profissional, o zagueiro disputou apenas nove partidas. Estreou em 2020, na vitória do Coritiba por 3 a 1 contra o Palmeiras, e foi titular em mais cinco jogos daquela edição de campeonato.
Em 2021, ele sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito e passou por cirurgia. Quando voltou, não teve seu contrato renovado. Com isso, despediu-se do Alto da Glória e acertou com o Botafogo para jogar no time sub-23, no qual fez três partidas no clube carioca.
Na sequência da carreira, foi emprestado ao Santo André, em 2023, para disputar a Série D. Já em 2024, passou por Ferroviário (CE) e Aparecidense (GO). Neste ano, também defendeu o São Joseense no Campeonato Paranaense, antes de acertar com o Patriotas.
Conteúdo
Patriotas aposta em outro Piá do Couto

Além disso, Vermudt conta ainda com a companhia do meia Luizinho, outro jogador revelado na base do Coritiba, no elenco do Patriotas. A boa relação entre eles é uma das apostas para a equipe.
”Eu e Luiz entramos juntos no Coritiba. Nos conhecemos desde os oito anos idade. Somos praticamente irmãos, inclusive sou até padrinho do filho dele. Em campo facilita muito, pois eu sei bem quais são as características dele e vice-versa. Sabemos o que podemos entregar pro clube, e nos cobramos em relação a isso”, comentou o zagueiro.
Coritiba se prepara para Taça FPF
O Coritiba fará sua estreia na competição no próximo dia 20, contra o Rio Branco, no estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá. A equipe sub-20 será comandada pelo técnico PC Oliveira, campeão mundial de futsal em 2008 e ex-auxiliar de Alex que foi contratado em julho.
A competição, que premia o seu vencedor com uma vaga na Copa do Brasil, conta com dez equipes divididas em dois grupos com cinco clubes. Os times da mesma chave irão se enfrentar em turno único.
Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que passam a ser disputadas em jogos de ida e volta até a decisão.
O Coritiba está no Grupo B, junto com Azuriz, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Patriotas.