Contratações de Coritiba: Quem deu certo e quem deu errado em 2025?
Depois de um 2024 com a pior campanha da sua história nos pontos corridos, o Coritiba reformulou seu elenco, apostou em jogadores experientes na Série B e em novas promessas para reconstruir a equipe. A seguir, um balanço completo de cada um dos 21 reforços da temporada, que resultou no título da Segundona depois de […]
Depois de um 2024 com a pior campanha da sua história nos pontos corridos, o Coritiba reformulou seu elenco, apostou em jogadores experientes na Série B e em novas promessas para reconstruir a equipe. A seguir, um balanço completo de cada um dos 21 reforços da temporada, que resultou no título da Segundona depois de 15 anos.
Conteúdo
- 1 Pedro Rangel – Goleiro
- 2 Jacy – Zagueiro
- 3 Maicon – Zagueiro
- 4 Tiago Cóser – Zagueiro
- 5 Matías Fracchia – Zagueiro
- 6 Rodrigo Moledo – Zagueiro
- 7 Rafinha – Lateral
- 8 Zeca – Lateral
- 9 Alex Silva – Lateral
- 10 Filipe Machado – Volante
- 11 Wallisson – Volante
- 12 Geovane – Volante
- 13 Carlos de Pena – Meia
- 14 Gustavo Coutinho – Atacante
- 15 Caio Matheus – Atacante
- 16 Nicolas Careca – Atacante
- 17 Dellattorre – Atacante
- 18 Everaldo – Atacante
- 19 Iury Castilho – Atacante
- 20 Clayson – Atacante
- 21 Rodrigo Rodrigues – Atacante
- 22 Siga o UmDois Esportes
Pedro Rangel – Goleiro
Contratado inicialmente por empréstimo do Fluminense e para compor o elenco, Pedro Rangel assumiu a meta depois da lesão do titular Pedro Morisco e deu conta do recado.
Na temporada, disputou dez partidas, manteve três jogos sem sofrer gol e levou seis gols, além de defender um pênalti. Seu bom rendimento fez o Coritiba investir e adquirir seu passe em definitivo, com contrato até o fim de 2028.
Jacy – Zagueiro
Vindo do Operário, Jacy foi um dos grandes destaques da temporada. Disputou 27 partidas, marcou um gol e foi peça central da defesa menos vazada da Série B, e a segunda melhor defesa da história dos pontos corridos. Jacy tem contrato até 2027 e se consolidou como titular absoluto.
Maicon – Zagueiro
Emprestado pelo Vasco, Maicon formou a dupla principal do sistema defensivo ao lado de Jacy. Aos 37 anos, chegou sob desconfiança, mas cresceu ao longo da Série B e teve atuação consistente durante a campanha. Seu contrato com o Vasco vai até o fim de 2025, e há negociação para permanência no Coxa.
Tiago Cóser – Zagueiro
Contratado do Benfica, Tiago Cóser, de 21 anos, chegou como promessa. Demorou a engrenar e adquirir ritmo de jogo, mas ganhou sequência no segundo semestre. Foram 12 partidas, atuando tanto como zagueiro quanto como lateral-direito. Tem contrato até 2027.
Matías Fracchia – Zagueiro
Não chegou a atuar na Série B. Ao todo disputou 15 partidas, sendo seis no estadual, uma na Copa do Brasil e oito na Taça FPF. Não permaneceu no clube para 2026.
Rodrigo Moledo – Zagueiro
Com passagem rápida e discreta, disputou sete partidas. Cinco pelo Paranaense, uma pela Copa do Brasil e uma pela Série B. Não teve contrato renovado.
Rafinha – Lateral
O ex-jogador do Coritiba voltou ao clube para encerrar sua carreira em grande estilo, porém sua passagem foi apagadA. Depois de dez jogos, teve o contrato rescindido após viajar à Alemanha para participar de jogos comemorativos do Bayern de Munique, ainda em março.
Zeca – Lateral

Homem de confiança de Mozart, com quem já havia trabalhado no Mirassol, Zeca foi importante na Série B pela sua polivalência de jogar nos dois lados do campo. Fez 33 jogos e deu uma assistência, mas não renovou contrato.
Alex Silva – Lateral
Outro atleta de confiança de Mozart, Alex disputou 25 partidas, marcou dois gols e deu três assistências. Ele também não ficou para 2026 e se despediu do clube.
Filipe Machado – Volante
Outro velho conhecido de Mozart desde o Cruzeiro, foi bastante utilizado na temporada e somou 41 partidas. Depois de um início marcado por críticas pela torcida, deu a volta por cima. Ele pertencia ao Vitória e retorna ao clube.
Wallisson – Volante
Vindo do Athletic por empréstimo, Wallisson foi uma das grandes surpresas do Coritiba na temporada. Inicialmente reserva, ganhou espaço, virou titular e disputou 30 partidas, marcando um gol. Seu bom desempenho convenceu a diretoria, que exerceu a compra e garantiu o volante no clube até 2028.
LEIA TAMBÉM:
- Diretor do Coritiba cita “artimanhas” do Athletico em documentário
- Antes de Seabra, Renato Paiva foi indicado ao Coritiba para 2026
- Gringo preterido no Coritiba acerta com clube garantido na Libertadores
Geovane – Volante
Ex-Novorizontino Geovane atuou em 23 partidas em 2025, quase sempre como reserva. Não conseguiu grande sequência e não permanece para 2026.
Carlos de Pena – Meia
O uruguaio disputou 29 jogos, com um gol e duas assistências. Quase sempre reserva, De Pena teve participação irregular na campanha, alternando momentos de importância com fases de baixa. Ele já se despediu do clube e não fica para 2026.
Gustavo Coutinho – Atacante
Vindo de empréstimo do Sport, Coutinho fez 40 jogos e marcou seis gols. Sempre muito questionado pela torcida, alternou frequentemente o espaço de titular com Dellatorre. O jogador não permanece no clube para 2026.
Caio Matheus – Atacante
Chegou do São Paulo com status de promessa, mas fez apenas cinco jogos, todos no Paranaense, e deu uma assistência. Sua passagem ficou marcada pelo episódio em maio, quando se envolveu em uma briga em uma festa e acabou ferido, com imagens viralizando nas redes sociais. Em setembro, o jogador teve contrato rescindido com o Coritiba.
Nicolas Careca – Atacante
Apresentado depois da eliminação no Estadual e na Copa do Brasil, Careca disputou 15 jogos, marcou um gol e deu uma assitência. Não renovou para 2026.
Dellattorre – Atacante
Artilheiro do Coritiba na temporada com dez gols em 35 jogos, Dellatorre também foi muito cobrado pela torcida durante o ano. Na Série B, marcou quatro gols. O jogador já foi anunciado pelo Vila Nova para a temporada 2026.
Everaldo – Atacante
Ponta reserva, Everaldo fez 21 jogos e deu uma assistência, com pouca influência na campanha. Não renovou contrato e se despediu do Coritiba.
Iury Castilho – Atacante
Peça importante no elenco e na reta final da Série B, Castilho fez 27 jogos, marcou quatro gols e deu três assistências. Autor do gol do título do acesso contra o Amazonas, o atacante fica para 2026 e terminou a temporada valorizado.
Clayson – Atacante
Vindo do Mirassol, o jogador disputou 22 partidas na temporada e contribuiu com duas assistências. Ele permanece no clube para 2026, já que seu contrato tinha cláusula automática de renovação em caso de acesso.
Rodrigo Rodrigues – Atacante
Contratado até 2027, Rodrigo foi o único reforço da janela do meio do ano. Disputou apenas quatro partidas e marcou um gol antes de sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior, que o tirou do restante da temporada./https://ude-hermes-media-prd.s3.gra.io.cloud.ovh.net/media/umdoisesportes/2025/10/08185504/gustavo-coutinho-atacante-coritiba-entrevista.jpg)

