Gigante do futebol brasileiro volta à Série C e ex-Coritiba desabafa
O Santa Cruz voltou a sorrir. Após anos de turbulência, o clube garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o América-RN, no último domingo (7), na Arena das Dunas. O resultado classificou a equipe pernambucana para as semifinais da Série D, coroando uma campanha de reconstrução […]

O Santa Cruz voltou a sorrir. Após anos de turbulência, o clube garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o América-RN, no último domingo (7), na Arena das Dunas. O resultado classificou a equipe pernambucana para as semifinais da Série D, coroando uma campanha de reconstrução que contou com a liderança de Thiago Galhardo, ex-Coritiba e principal nome do elenco.
Aos 36 anos, o atacante foi protagonista dentro e fora de campo. Contratado em fevereiro, Galhardo chegou ao Arruda sob desconfiança. Sua decisão de trocar a Série A pela D surpreendeu e gerou piadas nas redes sociais. O jogador, entretanto, usou o momento do acesso para ar a resposta.
“Dia 13 de fevereiro eu fui apresentado, sábado faz sete meses que fui apresentado nesse clube. Eu disse que tinha ‘parado o Brasil’ por ter saído da Série A para a D, muita gente fez meme, chacota, mas eu sempre levei na brincadeira. A minha vida sempre foi levar com leveza”, afirmou em entrevista ao Metrópoles.
Galhardo renovou seu contrato por mais duas temporadas e prometeu seguir vestindo a camisa tricolor. “Eu falei que vim por um objetivo, que era crescer junto com esse clube. Desde que eu cheguei fui muito bem recepcionado, e hoje, na palestra, eu disse: não foi meu último treino ontem e nem hoje o meu último jogo. Infelizmente, muita gente vai ter que nos aturar”, completou.

Dentro de campo, os números justificam a confiança no atleta. Em 2025, Galhardo disputou 21 partidas pelo Santa Cruz e marcou sete gols, todos na Série D. Um deles foi decisivo: diante do Sergipe, na volta da segunda fase, quando garantiu a classificação que abriu caminho para o acesso.
O Santa Cruz enfrenta o Maranhão nas semifinais da Série D. Na outra chave, Barra-SC e Inter de Limeira disputam uma vaga na grande decisão. Os quatro clubes estão classificados para a Série C de 2026.