Seis promessas que foram destaques na Série B

A Série B 2025 revelou alguns jovens que podem ter futuro no futebol brasileiro e internacional. O UmDois Esportes listou seis nomes abaixo dos 20 anos que receberam chances na Segundona para ficar de olho na próxima temporada. Conteúdo1 Dudu, meia do Athletico2 David Miguel, meia do Cuiabá3 Thayllon, atacante do Avaí4 Yuri, meia do […]

Dez 9, 2025 - 12:00
 0  7
Seis promessas que foram destaques na Série B

A Série B 2025 revelou alguns jovens que podem ter futuro no futebol brasileiro e internacional. O UmDois Esportes listou seis nomes abaixo dos 20 anos que receberam chances na Segundona para ficar de olho na próxima temporada.

Dudu, meia do Athletico

Aos 19 anos, o meia Dudu Kogitzki viveu uma temporada de ouro em 2025 e se consolidou como a grande revelação do Athletico na Série B. O jovem foi destaque na reta final da competição, que terminou com o acesso do Furacão à Série A.

Com 23 jogos e três gols na temporada (Paysandu, Botafogo-SP e Remo), Dudu não apenas ganhou espaço no elenco profissional, como também se tornou um dos jogadores mais valorizados da divisão. Segundo dados do Transfermarkt, portal especializado em finanças no futebol, o meia saltou de 900 mil euros para 1,5 milhão de euros, uma valorização expressiva que o colocou na 11ª posição entre os atletas mais caros da competição. Em outubro, o piá do Caju estendeu contrato com o Athletico até dezembro de 2029.

David Miguel, meia do Cuiabá

David Miguel pelo Cuiabá. (Foto: Francisco Alves/AGIF/Icon Sport).

Aos 18 anos, o meia David Miguel fez 22 jogos (13 como titular) pelo Cuiabá na Série B. O jogador, que havia se tornado o mais jovem a estrear pelo Dourado em novembro de 2024, ainda na Série A, ganhou maior sequência nesta temporada.

Na segundona, o meia fez dois gols, contra Goiás (17ª rodada) e Criciúma (38ª rodada), e deu uma assistência, contra o Paysandu (30ª rodada). David Miguel, no entanto, não conseguiu ajudar o Cuiabá a retornar à elite nacional.

Thayllon, atacante do Avaí

Thayllon, jovem do Avaí. (Foto: Fabiano Rateke/Avaí).

O atacante Thayllon atuou em 22 jogos (seis como titular), marcou quatro gols (Criciúma, Amazonas, Volta Redonda e Paysandu) e deu duas assistências (Vila Nova e Remo). O atacante canhoto foi um dos mais eficientes em participações em gols até os 20 anos na Série B, segundo levantamento do ge.globo.

O jovem de 19 anos pertencia ao Ska Brasil, de São Paulo, e estava jogando por empréstimo no Leão da Ilha. As boas atuações fizeram o clube de Florianópolis adquirí-lo em definitivo em agosto. Os valores do negócio não foram revelados.

Yuri, meia do Atlético-GO

Yuri, meia do Atlético-GO. (Foto: Heber Gomes/AGIF/Icon Sport).

Joia da base do Atlético-GO, o meia Yuri Alves marcou seu primeiro gol como profissional logo no clássico contra o Vila Nova, tento que deu a vitória para a equipe rubro-negra, pela 33ª rodada. Promovido para elenco principal em 2025, atuou em 18 jogos, sendo 10 como titular.

As atuações seguras do jovem fizeram o Dragão renovar seu contrato, em agosto, até o fim de 2029. O meia de 19 anos, que já foi sondado pelo Palmeiras e foi chamado de “Neymar goiano”, tem multa rescisória de R$ 30 milhões. Em entrevista, Yuri disse que se inspira em Luiz Fernando, atacante hoje no Athletico.

João Cruz, meia do Athletico

João Cruz comemora mais um gol pelo Athletico. (Foto: Geraldo Bubniak/Gazeta Press).

O meia João Cruz fez dois golaços na Série B, nas duas últimas rodadas, contra Ferroviária e América-MG, que garantiram o retorno do Athletico à Série A. Mas as atuações decisivas já vinham desde o início da temporada. Pelo Segundona, foram 16 partidas, sendo quatro como titular. Além dos dois gols, também distribuiu uma assistência contra o Athletic (9ª rodada).

O jogador de 19 anos estreou como profissional na temporada passada e tem multa rescisória de mais de R$ 300 milhões. Nome constante nas convocações das seleções de base, João Cruz tende a se valorizar ainda mais para a próxima temporada na elite nacional.

João Almeida, lateral do Coritiba

lateral João Almeida base Coritiba Série B
João Almeida pelo Coxa. (Foto: JP Pacheco|Coritiba).

O lateral-esquerdo João Almeida estreou como profissional em 2025. O jovem de 19 anos recebeu 13 oportunidades na Série B com o técnico Mozart, sendo sete como titular. Em levantamento feito pelo ge.globo, o lateral aparece como o oitavo atleta nascido entre 2006 e 2009 que mais atuou na competição. O garoto também foi o único abaixo dos 20 anos a jogar pelo Coritiba na Segundona.

As atuações seguras despertaram elogios da torcida. João Almeida só não recebeu mais chances porque a defesa do Coxa estava encaixada com jogadores mais experientes. O lateral então foi a grande promessa coxa-branca que surgiu na temporada. Seu contrato é válido até julho de 2027.

Siga o UmDois Esportes