STJD livra volante de punição em caso envolvendo lateral do Coritiba
A 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu não punir o volante Edson, então jogador do Botafogo-SP, pela agressão ao lateral Zeca, do Coritiba. O episódio ocorreu durante a vitória coxa-branca por 2 a 0, no dia 3 de outubro, pela 30ª rodada da Série B. Edson havia sido denunciado com […]
A 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu não punir o volante Edson, então jogador do Botafogo-SP, pela agressão ao lateral Zeca, do Coritiba. O episódio ocorreu durante a vitória coxa-branca por 2 a 0, no dia 3 de outubro, pela 30ª rodada da Série B.
Edson havia sido denunciado com base no artigo 254-A, parágrafo primeiro, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e poderia pegar suspensão de até 12 partidas. No entanto, o STJD reconheceu, durante o julgamento, que o prazo para aplicar qualquer punição já havia expirado.
“Entendo pela nulidade da certidão da correção de erro material anexada aos autos por este Tribunal, na medida em que a correção da data de recebimento da denúncia pelo presidente desta Comissão Disciplinar afronta diretamente o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e a segurança jurídica, princípios inerentes à Justiça em todos os seus âmbitos”, justificou a auditora relatora Carolina Teixeira Ramos.

Coritiba x Botafogo-SP: o que aconteceu entre Edson e Zeca
A confusão teve início após a expulsão de Edson. O árbitro Jonathan Pinheiro consultou o VAR e aplicou o cartão vermelho direto ao jogador, após uma cotovelada no atacante Gustavo Coutinho. Logo depois de ser expulso, o volante atingiu Zeca com um tapa no rosto.
Após o episódio, o lateral do Coritiba desabafou nas redes sociais. “Em toda a minha carreira de atleta, jamais imaginei passar por algo assim. Ontem fui agredido por esse covarde que vocês estão vendo no vídeo”, escreveu Zeca.
LEIA TAMBÉM:
- Especulado no Coritiba, técnico anuncia saída de clube da Série A
- Coritiba não seguirá com atacante e busca novo centroavante para 2026
- “Deu a vida”: Ex-presidente do Coritiba lamenta fim da homenagem para Renato Follador
Edson, por sua vez, acusou o atleta alviverde de xenofobia. “Fui alvo de ofensas graves e inaceitáveis por parte do atleta Zeca, que me chamou, dentre outros termos, de ‘nordestino de merda’ e ‘passa fome’”, declarou.
Zeca respondeu às acusações e negou ter proferido qualquer ofensa discriminatória. “Diante das declarações feitas pelo atleta Edson nas redes sociais, venho ao público esclarecer que em nenhum momento proferi as palavras ou ofensas mencionadas por ele durante a partida entre Coritiba e Botafogo-SP. Repudio veementemente qualquer forma de preconceito, discriminação ou ataque pessoal”, afirmou.
Em meio à repercussão, o Botafogo-SP rescindiu o contrato de Edson, que posteriormente acertou sua transferência para o ABC.
Siga o UmDois Esportes

