Técnico no rebaixamento do Athletico, Lucho González tem proposta de clube europeu

Lucho González, técnico no rebaixamento do Athletico em 2024, tem proposta para ser auxiliar do Porto, de Portugal. O argentino também conquistou idolatria como jogador no Dragão e tem oportunidade de voltar como membro da comissão técnica do time principal. Lucho recebeu o convite durante a visita que fez no hotel que o Porto ficou […]

Jul 5, 2025 - 12:30
 0  0
Técnico no rebaixamento do Athletico, Lucho González tem proposta de clube europeu

Lucho González, técnico no rebaixamento do Athletico em 2024, tem proposta para ser auxiliar do Porto, de Portugal. O argentino também conquistou idolatria como jogador no Dragão e tem oportunidade de voltar como membro da comissão técnica do time principal.

Lucho recebeu o convite durante a visita que fez no hotel que o Porto ficou hospedado em Atlanta, nos Estados Unidos, durante o Mundial de Clubes. Com a eliminação na fase de grupos, o clube demitiu o técnico argentino Martín Anselmi. A equipe amargou dois empates e uma derrota, o que culminou no terceiro lugar do grupo com Palmeiras, Inter Miami e Al Ahly, do Egito.

“O ex-jogador do Porto desempenhará um papel importante ao estabelecer a ligação entre a mística do clube e o novo treinador. Além disso, Lucho terá contributo no plano desportivo, graças ao seu vasto conhecimento sobre os azuis e brancos e os seus adversário”, aponta o site português A Bola.

Para o lugar de Anselmi, o Porto já acertou com o treinador italiano Francesco Farioli. No entanto, o anúncio oficial ainda não aconteceu devido ao luto pela morte do atacante português Diogo Jota, do Liverpool. O jogador morreu ao lado do irmão André Silva, também jogador de futebol, em um acidente de carro na Espanha.

O presidente do Porto, André Villas Boas, marcou presença no enterro de Jota neste sábado (5), na Inglaterra. Desas forma, a expectativa é que a oficialização do novo comandante aconteça nos próximos dias.

Além disso, os veículos portugueses apontam que Lucho já era cotado para o cargo de treinador do Porto B quando estava no comando do Athletico.

Lucho visitou a concetração do time português no Mundial e posou com Cubillas, outro ex-ídolo do clube, e o presidente do Porto. (Divulgação/Porto)

Compromisso na Espanha pode melar ida de Lucho ao Porto

Aos 44 anos, Lucho González tem um empecilho que pode atrapalhar o retorno ao Porto: o compromisso que tem com o treinador Eduardo Coudet.

O argentino terminou a temporada europeia como um dos auxiliares do compatriota no Alavés, da Espanha. O time obteve sucesso e terminou o Campeonato Espanhol como 15º colocado, escapando do rebaixamento para a Segunda Divisão.

Além disso, essa será a segunda vez que Lucho trabalha com Coudet. Os dois, que jogaram juntos no River Plate, trabalharam juntos no Internacional em 2023 e retomaram a parceria no clube espanhol.

No entanto, a idolatria construída no Porto pode pesar na decisão de Lucho. Quando jogador, o argentino recebeu o apelido de El Comandante da torcida portuguesa. Ele defendeu o Dragão entre 2005 e 2009, quando foi vendido ao Olympique de Marseille, da França, por 18 milhões de euros. Depois disso, ele retornou ao Porto em 2012 e ficou até 2014. No total, ele conquistou seis títulos do Campeonato Português e duas edições da Copa de Portugal.

Lucho tem 25% de aproveitamento após dois trabalhos como treinador

Lucho, em segundo plano, durante treino na Espanha. (Foto: Divulgação/Alavés)

Se somados os números dos trabalhos como treinador principal de Ceará e Athletico, Lucho tem 24 jogos. São quatro vitórias, seis empates e 14 derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 25%.

O argentino foi demitido do Athletico em dezembro de 2024, após a concretização do rebaixamento para a Série B. Com Lucho, o Furacão teve apenas 26,19% de aproveitamento, com nove derrotas, dois empates e três vitórias em 14 jogos.

Aposentado dos gramados desde 2021, Lucho teve a primeira experiência como auxiliar no Furacão em 2022. Ele chegou a comandar a equipe no clássico contra o Coritiba pela partida de volta da semifinal do Campeonato Paranaense daquele ano.

Isso porque o treinador Alberto Valentim foi expulso na partida de ida, disputada na Ligga Arena, que terminou com vitória coxa-branca, por 2 a 1. No duelo de volta, coube a Lucho tentar comandar o time, que terminou eliminado após empate por 1 a 1 no Couto Pereira.

Depois disso, em abril, Lucho pediu desligamento do Furacão após a demissão de Valentim.

No mesmo ano, Lucho foi para o Ceará e teve a primeira experiência como treinador. Em 10 jogos, ele teve aproveitamento de 23,3%. Foram cinco derrotas, quatro empates e apenas uma vitória.

Na metade de 2023, Lucho atuou como auxiliar de Eduardo Coudet no Internacional.

Por fim, em setembro de 2024, Lucho foi escolhido pela diretoria do Athletico para comandar a equipe na reta final do Brasileirão. Contudo, a estreia dele aconteceu nas quartas de final da Copa Sul-Americana, em que o Rubro-Negro foi goleado por 5 a 1 e acabou eliminado pelo Racing.

Siga o UmDois Esportes