Técnico “revelado” no Athletico é a sensação do Brasileirão
O nome de Rafael Guanaes, 44 anos, vem ganhando cada vez mais força no cenário do futebol brasileiro em 2025. À frente do Mirassol, o treinador tem surpreendido pelos resultados expressivos no Brasileirão. Atualmente, o clube paulista, caçula na competição, está na sexta colocação, na zona da pré-Libertadores e com 53,3% de chances de chegar […]

O nome de Rafael Guanaes, 44 anos, vem ganhando cada vez mais força no cenário do futebol brasileiro em 2025. À frente do Mirassol, o treinador tem surpreendido pelos resultados expressivos no Brasileirão. Atualmente, o clube paulista, caçula na competição, está na sexta colocação, na zona da pré-Libertadores e com 53,3% de chances de chegar à disputa internacional.
Natural de São Paulo, Guanaes construiu o seu início de carreira no interior paulista, passando por Joseense, São José dos Campos, São Carlos, Monte Azul e Votuporanguense. Neste período, foi campeão da Série B paulista, em 2015, pelo São Carlos, e da Copa Paulista de 2018, pelo Votuporanguense.
O seu salto na carreira aconteceu ao final de 2018. Contratado pelo Athletico, o técnico tinha a missão de iniciar o projeto de aspirantes para a disputa do Campeonato Paranaense. No Furacão, o treinador passou a trabalhar em uma estrutura de ponta, mas também a conviver com a pressão de um grande clube.
LEIA TAMBÉM:
- Athletico negocia com mais dois colombianos e pode chegar a 12 estrangeiros
- Em crise na Série B, Athletico apresenta reforço de clube europeu
- Joias marcam, Athletico vence o Coritiba e conquista o Paranaense Sub-17
O resultado foi rápido. Em 2018, o comandante levou a taça do Estadual. Na base rubro-negra, ele ainda foi vice-campeão brasileiro. O seu objetivo era comandar a equipe principal. Mas, rejeitado, optou pela oportunidade de iniciar um trabalho no time principal do Sampaio Corrêa, em 2021. Na sequência, ele ainda passou pela Tombense, conquistando o acesso à Série B do Brasileiro.
Conteúdo
Guanaes era aposta de Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro e depois fez história no Operário

Após deixar a Tombense, Rafael Guanaes teve o seu nome bem avaliado para ser auxiliar-técnico permanente do Cruzeiro, ainda sob a gestão de Ronaldo Fenômeno. O objetivo da Raposa era preparar o profissional para liderar uma comissão técnica no futuro. Mas, Guanaes ficou pouco tempo. Uma proposta do Novorizontino acabou levando o treinador da Toca da Raposa para o interior paulista.
O técnico não teve uma boa passagem pelo Novorizontino e retornou ao futebol paranaense em 2023 para assumir o comando do Operário. Foram duas temporadas no Fantasma, deixando o clube de Ponta Grossa muito próximo do acesso. No ano passado, o Alvinegro terminou a Série B na sétima colocação, a melhor posição de sua história na Segundona.
Técnico recebe a “oportunidade da vida” no Mirassol

Após uma passagem relâmpago pelo Atlético-GO, Rafael Guanaes recebeu a chance da vida em março deste ano. No Mirassol, o treinador teve a missão de comandar pela primeira vez um clube da Série A do Brasileirão. Para quem apontava o clube paulista como um dos candidatos ao rebaixamento se surpreende agora com o grande momento da equipe.
Rafael Guanaes possui 18 jogos à frente do Mirassol, com sete vitórias, nove empates e apenas duas derrotas. Na parte de cima da tabela, o treinador já pode ser considerado um dos nomes promissores no futebol brasileiro.