Tinga destaca evolução do Coritiba e mira Libertadores: “Ambiente preparado”
O lateral-direito Tinga traçou uma meta ousada para o Coritiba em 2026. Segundo o experiente jogador, que chegou ao Alto da Glória após deixar o Fortaleza, o elenco alviverde tem condições de fazer um grande Campeonato Brasileiro e brigar por vaga em competições internacionais. Com mais de 400 jogos pelo Leão do Pici, clube que […]
O lateral-direito Tinga traçou uma meta ousada para o Coritiba em 2026. Segundo o experiente jogador, que chegou ao Alto da Glória após deixar o Fortaleza, o elenco alviverde tem condições de fazer um grande Campeonato Brasileiro e brigar por vaga em competições internacionais.
Com mais de 400 jogos pelo Leão do Pici, clube que viveu um processo de ascensão recente e passou a frequentar competições continentais, chegando inclusive a finais de Copa Sul-Americana, mas que foi rebaixado na última Série A, Tinga usou a própria trajetória como referência e fez uma comparação com o ambiente do Coritiba.
“Acho que o ambiente está até mais preparado, eu acho que o Coritiba está num momento de ascensão, dentro e fora de campo…acho que os profissionais que estão trabalhando no elenco aqui são muito capacitados”, declarou, em entrevista coletiva na última terça-feira (10).
“Então acho que a gente tem totais condições de fazer um grande campeonato e sonhar com coisas maiores. Uma Libertadores, uma sul-americana e surpreender, jogo a jogo. Mas a gente está no começo, o Coritiba tem tudo pra voltar a ser uma potência no futebol brasileiro”, projetou.
Atualmente, o Coxa ocupa a 11ª colocação do Brasileirão, com três pontos. O próximo compromisso será contra a Chapecoense, nesta quarta-feira (11), às 19h, na Arena Condá, em Chapecó.
Conteúdo
Coritiba e a desconfiança externa
Tinga também comentou sobre a desconfiança de parte da imprensa e de torcedores de fora do clube, que apontam os times recém-promovidos como candidatos ao rebaixamento.
“Eu acho que faz parte do futebol, os times que subiram agora, a mídia, o pessoal fala muito, que são os candidatos a descer. Eu acho que é algo que faz parte do futebol, acho que a gente tem que fazer dentro de campo, 11 contra 11 ali, nosso grupo contra o adversário, a gente tem que fazer o nosso melhor”, afirmou.
O lateral destacou ainda a preparação mental do elenco para lidar com esse tipo de pressão.
“Nosso foco sempre é na gente dentro de campo. E o que vier de fora não vai chegar aqui, a gente está muito preparado psicologicamente, mas a nossa cabeça também está muito boa pra gente fazer o nosso melhor e conseguir as vitórias que, com certeza, o nosso torcedor vai estar sempre ao nosso lado”, completou.
Início de trabalho e adaptação ao Coritiba
Tinga, que chegou ao quinto jogo pelo Coritiba na última partida contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, falou sobre o processo de adaptação da equipe ao modelo de jogo do técnico Fernando Seabra.
“A gente está no começo de temporada, acho que é o oitavo jogo que jogamos com o time principal. Eu ainda estou em adaptação, tenho muito que melhorar. Fisicamente, taticamente, psicologicamente, tecnicamente. Então acho que é um momento que estou aprendendo, que logo, logo o time já vai estar bem preparado, o grupo todo, pra gente conseguir os nossos objetivos, e terminar o ano feliz”, concluiu.
Tinga foi uma das primeiras das 11 contratações do Coritiba para a temporada. Além dele, o clube promoveu uma reformulação no elenco campeão da Série B de 2025 e ainda segue ativo no mercado em busca de um centroavante e de laterais.

