Athletico ou Coritiba? Pesquisa exclusiva revela maior torcida de Curitiba

O Athletico tem a maior torcida de Curitiba. É o que aponta levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo UmDois Esportes, sobre torcedores ou simpatizantes de clubes de futebol na capital paranaense. Recentemente promovido à Série A do Brasileirão, o Furacão é a preferência de 24,2% dos fãs na cidade, mantendo hegemonia local nas últimas quatro […]

Dez 8, 2025 - 06:30
 0  14
Athletico ou Coritiba? Pesquisa exclusiva revela maior torcida de Curitiba

O Athletico tem a maior torcida de Curitiba. É o que aponta levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo UmDois Esportes, sobre torcedores ou simpatizantes de clubes de futebol na capital paranaense. Recentemente promovido à Série A do Brasileirão, o Furacão é a preferência de 24,2% dos fãs na cidade, mantendo hegemonia local nas últimas quatro pesquisas do mesmo instituto.

O rival Coritiba, que venceu o título da última temporada da Série B, aparece em segundo lugar na predileção dos curitibanos, com 19%. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2024 e novembro de 2025 e ouviu, ao todo, 8.392 pessoas. O grau de confiança é de 95%, enquanto a margem de erro é de 1,1%.

Ou seja, a diferença de tamanho entre as torcidas de Furacão e Coxa pode encurtar para 4,1%, dependendo da aplicação da margem de erro. Mas também pode chegar a 6,3% com a utilização do mesmo critério.

“Quanto à pesquisa em Curitiba, fica muito clara a força do Athletico entre os mais jovens. Isso, provavelmente, devido aos títulos ganhos recentemente e as fase ruins de Coritiba e Paraná Clube. Se essa tendência continuar, a diferença vai aumentar”, comenta o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

É justamente na faixa etária entre 16 e 24 anos que o Athletico acumula a maior distância para o rival: 12,7%. O clube vence ainda em todos os outros intervalos analisados, com exceção do grupo de 60 anos ou mais. Entre os idosos, o Coritiba lidera – 21,8% contra 20,2%.

Nos quase oito anos desde a última pesquisa, o Rubro-Negro conquistou dois títulos internacionais de peso (Sul-Americana, em 2018 e 2021) e um nacional (Copa do Brasil, em 2019).

Em 2022, alcançou a final da Copa Libertadores. Foi rebaixado na temporada passada, é verdade, mas também observou seu principal concorrente pelo público curitibano passar por momentos de instabilidade e mudanças. Foram duas quedas alviverdes (2021 e 2023) e a maior transformação em uma história centenária, a venda para Treecorp Investimentos e consequente mudança para Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Corinthians no pódio da torcida em Curitiba

Além da tradicional disputa particular entre Athletico e Coritiba, está um forasteiro. Sem surpresas, o Corinthians vence a medalha de bronze no quesito paixão futebolística dos curitibanos.

O time paulista é o terceiro mais popular da capital, somando 7,1% da preferência. Já o Paraná Clube surge na quarta colocação, com 4,9%. Em crise financeira e institucional, a equipe da Vila Capanema está fora do cenário nacional desde 2023 e sente reflexos diretos no encolhimento de sua base de fãs.

O ranking continua com os finalistas da última Libertadores e principais protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos. Flamengo e Palmeiras empatam na escolha dos curitibanos com 3,2%, mostrando o tamanho e sua influência no público da capital paranaense.

Também foram citados na pesquisa São Paulo (2,5%), Santos (1,8%) e os gaúchos Grêmio (1,7%) e Internacional (0,9%). Outros times somam 1,6%. Já 28,1% dos entrevistados responderam que não torcem para nenhum time.

Qual maior torcida Curitiba

Maior distância entre os rivais

O resultado da nova pesquisa de torcidas em Curitiba indica distância recorde entre as torcidas de Athletico e Coritiba desde a primeira verificação do Paraná Pesquisas, em 2008. Na época, o time da Baixada liderava com apenas 3,3% de vantagem.

Quatro anos depois, em 2012, o número caiu para 1,01%. O resultado refletia a boa fase do Coxa – duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil – e o Furacão rebaixado na temporada anterior. Em 2017, no entanto, o panorama mudou e o time da Baixada aumentou a margem para 4,5%.

Agora, em 2025, o número saltou a 5,2%, resultado inédito na disputa do tradicional Atletiba das torcidas da capital.

“Estendemos o período de realização da pesquisa por vários meses. Isso se deu porque durante esse tempo, os times vivem momentos bons e ruins. Uns foram campeões, outros perderam, por isso é importante poder medir por mais tempo”, avalia Hidalgo.

Linha do tempo Atletiba Torcida

Siga o UmDois Esportes