Julimar e Odair explicam por que Viveros não bateu pênalti do Athletico
O atacante Julimar converteu o pênalti e anotou o primeiro gol do Athletico na vitória sobre Santos, pela terceira rodada do Brasileirão 2026. Apesar do colombiano Kevin Viveros ser, até então, o cobrador oficial das penalidades, foi o brasileiro que assumiu a responsabilidade. A escolha chamou a atenção, já que Viveros perdeu dois pênaltis na […]
O atacante Julimar converteu o pênalti e anotou o primeiro gol do Athletico na vitória sobre Santos, pela terceira rodada do Brasileirão 2026. Apesar do colombiano Kevin Viveros ser, até então, o cobrador oficial das penalidades, foi o brasileiro que assumiu a responsabilidade.
A escolha chamou a atenção, já que Viveros perdeu dois pênaltis na goleada por 5 a 0 sobre o Foz de Iguaçu, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Apesar dos erros, o técnico Odair Hellmann defendeu o centroavante e garantiu que o camisa 9 seria o batedor em uma nova oportunidade, o que não aconteceu. Mesmo sem ter convertido o pênalti, foi Viveros quem definiu o triunfo rubro-negro, que mantém o Furacão com 100% de aproveitamento no Brasileirão.
Julimar concedeu entrevista na saída para o intervalo e explicou a situação da cobrança, já que Viveros chegou a pegar a bola após ter sofrido a falta do zagueiro Zé Ivaldo dentro da área.
“Sobre o pênalti, a gente treina e deixa a escolha para o Odair, ele escolhe. Ele escolheu, fui lá e fiz. A gente iniciou bem o jogo, fizemos o gol e senti que a gente relaxou um pouco. Temos que nos manter ligados o jogo inteiro“, declarou, em entrevista ao SporTV.
Odair Hellmann foi de acordo com o atacante e assumiu a responsabilidade na entrevista coletiva após a partida. “O Viveros já era merecedor do gol, fez uma grande partida. A decisão de não bater o pênalti foi minha porque o jogador passa por momentos e a gente tá aqui como comandante e precisa respeitar esses momentos. Deu tudo certo e se o Julimar tivesse perdido, a responsabilidade era minha“, disse.
LEIA TAMBÉM:
- Neymar detona gramado da Arena da Baixada: “Quase impossível”
- Atacante Luiz Fernando deixa o Athletico e é oficializado por clube da Série B
O treinador do Athletico ainda fez uma reclamação da arbitragem do juiz Renan Abati. Segundo Odair, o árbitro permitiu o revezamento das faltas em cima de Viveros e deixou de mostrar vários cartões amarelos.
“Os adversários podem começar a tomar amarelo. Ninguém consegue tirar a bola dele, então os caras fazem falta. Mesmo assim, ele arrastou e fez uma ótima partida. Que vão embora os pênaltis que ele perdeu e volte com toda a alegria novamente”, completou ele.
Conteúdo
Viveros recupera confiança com gol no fim

Viveros vivia uma fase turbulenta neste início de temporada. Vale lembrar que ele foi liberado pelo clube para resolver problemas familiares na Colômbia, o que fez ele ficar de fora do clássico contra o Coritiba, no Estadual.
Principal aposta do ataque rubro-negro, o camisa 9 desperdiçou boas chances nos jogos contra o Internacional e Foz, inclusive fazendo um pedido de desculpas para a torcida nas redes sociais. Mesmo com desconfiança, o atacante apelidado de El Tren segue com muita moral com a torcida e se tornou o salvador diante do Santos.
Além de ser a principal arma ofensiva do Athletico, Viveros gera muitas jogadas e impõe, com a explosão física, muitas dificuldades aos adversários, o que culmina também em muitas faltas.
Contudo, o que conta é a bola na rede. E nesse sentido, Viveros já está na lista dos 10 maiores artilheiros estrangeiros da história do Athletico. São 28 jogos com a camisa rubro-negra, com 12 gols e quatro assistências até aqui.
Agenda: veja a lista de próximos jogos do Athletico
- Londrina x Athletico — domingo (15/02), às 18h30, no estádio do Café, em Londrina
- Athletico x Corinthians — quinta-feira (19/02), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
- Athletico x Londrina — domingo (22/02), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba
- Bragantino x Athletico — quarta-feira (25/02), às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista

