Julimar e Odair explicam por que Viveros não bateu pênalti do Athletico

O atacante Julimar converteu o pênalti e anotou o primeiro gol do Athletico na vitória sobre Santos, pela terceira rodada do Brasileirão 2026. Apesar do colombiano Kevin Viveros ser, até então, o cobrador oficial das penalidades, foi o brasileiro que assumiu a responsabilidade. A escolha chamou a atenção, já que Viveros perdeu dois pênaltis na […]

Fev 12, 2026 - 22:30
 0  1
Julimar e Odair explicam por que Viveros não bateu pênalti do Athletico

O atacante Julimar converteu o pênalti e anotou o primeiro gol do Athletico na vitória sobre Santos, pela terceira rodada do Brasileirão 2026. Apesar do colombiano Kevin Viveros ser, até então, o cobrador oficial das penalidades, foi o brasileiro que assumiu a responsabilidade.

A escolha chamou a atenção, já que Viveros perdeu dois pênaltis na goleada por 5 a 0 sobre o Foz de Iguaçu, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Apesar dos erros, o técnico Odair Hellmann defendeu o centroavante e garantiu que o camisa 9 seria o batedor em uma nova oportunidade, o que não aconteceu. Mesmo sem ter convertido o pênalti, foi Viveros quem definiu o triunfo rubro-negro, que mantém o Furacão com 100% de aproveitamento no Brasileirão.

Julimar concedeu entrevista na saída para o intervalo e explicou a situação da cobrança, já que Viveros chegou a pegar a bola após ter sofrido a falta do zagueiro Zé Ivaldo dentro da área.

Sobre o pênalti, a gente treina e deixa a escolha para o Odair, ele escolhe. Ele escolheu, fui lá e fiz. A gente iniciou bem o jogo, fizemos o gol e senti que a gente relaxou um pouco. Temos que nos manter ligados o jogo inteiro“, declarou, em entrevista ao SporTV.

Odair Hellmann foi de acordo com o atacante e assumiu a responsabilidade na entrevista coletiva após a partida. “O Viveros já era merecedor do gol, fez uma grande partida. A decisão de não bater o pênalti foi minha porque o jogador passa por momentos e a gente tá aqui como comandante e precisa respeitar esses momentos. Deu tudo certo e se o Julimar tivesse perdido, a responsabilidade era minha“, disse.

O treinador do Athletico ainda fez uma reclamação da arbitragem do juiz Renan Abati. Segundo Odair, o árbitro permitiu o revezamento das faltas em cima de Viveros e deixou de mostrar vários cartões amarelos.

“Os adversários podem começar a tomar amarelo. Ninguém consegue tirar a bola dele, então os caras fazem falta. Mesmo assim, ele arrastou e fez uma ótima partida. Que vão embora os pênaltis que ele perdeu e volte com toda a alegria novamente”, completou ele.

Viveros recupera confiança com gol no fim

Viveros celebra gol com jogadores do Athletico na Arena da Baixada em jogo contra o Santos.
Viveros comemora com os companheiros após marcar o gol da vitória do Athletico sobre o Santos na Arena da Baixada. Foto: William Marques/Gazeta Press

Viveros vivia uma fase turbulenta neste início de temporada. Vale lembrar que ele foi liberado pelo clube para resolver problemas familiares na Colômbia, o que fez ele ficar de fora do clássico contra o Coritiba, no Estadual.

Principal aposta do ataque rubro-negro, o camisa 9 desperdiçou boas chances nos jogos contra o Internacional e Foz, inclusive fazendo um pedido de desculpas para a torcida nas redes sociais. Mesmo com desconfiança, o atacante apelidado de El Tren segue com muita moral com a torcida e se tornou o salvador diante do Santos.

Além de ser a principal arma ofensiva do Athletico, Viveros gera muitas jogadas e impõe, com a explosão física, muitas dificuldades aos adversários, o que culmina também em muitas faltas.

Contudo, o que conta é a bola na rede. E nesse sentido, Viveros já está na lista dos 10 maiores artilheiros estrangeiros da história do Athletico. São 28 jogos com a camisa rubro-negra, com 12 gols e quatro assistências até aqui.

Agenda: veja a lista de próximos jogos do Athletico

  • Londrina x Athletico — domingo (15/02), às 18h30, no estádio do Café, em Londrina
  • Athletico x Corinthians — quinta-feira (19/02), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Athletico x Londrina — domingo (22/02), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Bragantino x Athletico — quarta-feira (25/02), às 19h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista

Siga o UmDois Esportes