Londrina define os próximos passos após o retorno à Série B
O Londrina disputa o título da Série C a partir deste sábado (18) contra a Ponte Preta, mas já atingiu o grande objetivo da temporada: o retorno para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Assim como outros clubes, o Tubarão se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), mas mantém os pés no chão em […]

O Londrina disputa o título da Série C a partir deste sábado (18) contra a Ponte Preta, mas já atingiu o grande objetivo da temporada: o retorno para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Assim como outros clubes, o Tubarão se transformou em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), mas mantém os pés no chão em relação ao futuro. Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia e dono líder da Squadra Sports, que adquiriu o Alviceleste, revelou quais são os próximos objetivos.
“O que a gente busca agora, para os próximos três anos, é a estabilização do time na Série B, uma Copa do Brasil recorrente, eventualmente chegar a participar de uma copa regional agora, da Sul-Sudeste, que é uma copa importante”, afirmou Bellintani.
Para Erich Beting, CEO e fundador da Máquina do Esporte, especializado em negócios do esporte, o projeto do Londrina desmistifica a história que a SAF precisa injetar milhões de reais logo nos primeiros meses para obter resultado. “O Brasil criou um mito de que virar empresa significa gastar dinheiro do investidor em busca da performance esportiva. Só que o maior ganho que pode existir numa SAF é a implementação de um modelo mais eficiente de gestão que, por sua vez, traga desempenho dentro de campo”, analisou.
Conteúdo
Londrina mira título da Série C
Depois de terminar na liderança de seu grupo no quadrangular, o Londrina garantiu o acesso para a Série B, mas ainda tem a disputa da final da Terceira Divisão. O primeiro jogo da final contra a Ponte Preta está marcado para este sábado (18), às 17h, no VGD. A volta ocorre no dia 25, em Campinas.
Se for campeão, o Londrina dá um pulo na Copa do Brasil e entra diretamente na terceira fase. Além disso, comemora o seu primeiro título de Série C na história.
“O desafio agora é também se consolidar na Copa do Brasil. O Londrina precisa estar recorrentemente presente na Copa do Brasil, jogando a Série B. Quando isso estiver consolidado, a gente olhar para o novo ciclo, novos saltos que virão, com certeza”, destacou o dono da SAF.
Quando o Londrina vai disputar a Série A?
A Squadra Sports adquiriu a SAF do Londrina no ano passado e quase conseguiu o retorno para a Série B. Bellintani sempre considerou a temporada de 2024 como “ano zero” e comemora os resultados obtidos no que considera o primeiro ciclo de trabalho.
No primeiro semestre, o Tubarão chegou até as semifinais do Campeonato Paranaense, caiu nos pênaltis para o campeão Operário, mas conseguiu a vaga na Copa do Brasil. Durante a Série C, o clube perdeu o técnico Claudinei Oliveira, porém manteve o estilo de trabalho e subiu de divisão sob o comando de Roger Silva.
“Temos 16 meses de SAF concluídos apenas e já conseguimos o acesso. No ano passado, se a gente ganhasse o último jogo também teria o acesso. Uma Série C muito difícil, muito disputada, os adversários de alto nível. Talvez tenha sido a Série C mais difícil dos últimos anos do Campeonato Brasileiro. Uma sensação de dever cumprido, mas que a gente pode mais, que o projeto tenha vida longa, é o que a gente espera”, afirmou o dono da SAF.
Mesmo com os bons resultados em pouco tempo, o Londrina ainda não tem prazo para chegar à elite do Brasileirão. “Não temos planos no curto prazo para chegar à Série A. É preciso se estabilizar na Série B, é preciso ser um clube forte na Série B, para depois do novo ciclo começar a almejar coisas maiores. A torcida entende certamente que cada passo tem que ser dado com muito cuidado para que ele seja bem dado. Essa é a nossa visão, a gente quer um Londrina para as próximas gerações e não para ganhar no próximo ano apenas”, disse Bellintani.