Odair Hellmann tenta manter tabu sobre o Internacional
O Athletico enfrenta o Internacional nesta quarta-feira (27), às 19h, pela estreia da Série A do Brasileirão com o reencontro de Odair Hellmann e o time que o ‘revelou' como técnico. O treinador rubro-negro teve sondagens do Colorado ao longo e no fim de 2025, mas a necessidade do pagamento de uma multa afastou o […]
O Athletico enfrenta o Internacional nesta quarta-feira (27), às 19h, pela estreia da Série A do Brasileirão com o reencontro de Odair Hellmann e o time que o ‘revelou’ como técnico. O treinador rubro-negro teve sondagens do Colorado ao longo e no fim de 2025, mas a necessidade do pagamento de uma multa afastou o retorno do profissional para Porto Alegre.
O “Papito” assumiu como interino do Inter no fim de 2017 e conquistou o acesso, sendo efetivado como técnico em 2018. No Brasileirão daquele ano, fez uma excelente campanha que levou a equipe colorada para a Libertadores no ano em que voltou à elite do futebol brasileiro. Já em 2019, o Internacional caiu nas quartas de final do torneio continental para o Flamengo, que viria a se sagrar o campeão.
Na Copa do Brasil, o clube amargou o vice justamente para o Athletico, o que fez com que o trabalho fosse interrompido. Contudo, mesmo sem título, Odair Hellmann é o único treinador nos últimos 40 anos que conseguiu se manter no cargo por quase dois anos. Ao todo, o Papito acumulou 122 jogos à frente do Inter, com 65 vitórias, 29 empates e 29 derrotas, culminando no aproveitamento de 60,9%.
O detalhe é que Odair Hellmann nunca perdeu sendo adversário do Internacional. Em três confrontos, ele acumula duas vitórias por 2 a 1 pelo Brasileirão 2020, no comando do Fluminense, e também tem um empate por 1 a 1, em 2023, quando foi treinador do Santos.
Conteúdo
Aplaudido na Arena, Papito pediu ‘ajuste de expectativa’ para a torcida rubro-negra
Com boa relação com o presidente Mario Celso Petraglia e muito satisfeito com a estrutura que o Athletico oferece, Odair Hellmann ficou contente com a permanência. Vale lembrar que ele estendeu o vínculo até o final de 2026 com a opção de prolongar por mais uma temporada, já que o contrato inicial era válido até maio deste ano.
Quando estava pressionado na Série B, Odair declarou que renovaria por mais dois anos, caso fosse diretor do Furacão. Depois da confirmação do retorno à Série A, o Papito disse que “o preço por ele” seria uma renovação de cinco anos.
LEIA TAMBÉM:
- Athletico bate recorde milionário e fica perto de reforço mais caro da história
- Bento retoma titularidade no Al-Nassr após fracasso na ida para a Itália
- Athletico aumenta salário, valoriza Bruninho e tenta blindar sondagens por promessa
Na estreia do time principal do Furacão na Arena da Baixada neste ano, Odair foi ovacionado pela torcida no momento da divulgação da escalação no sistema de som do estádio. Isso simboliza o reconhecimento dos rubro-negros pelo acesso.
Apesar do pedido de Odair pelo ajuste das expectativas, em dezembro, parte da torcida ainda espera que o clube recupere o destaque nas competições nacionais, com pelo menos uma classificação para a Sul-Americana. Vale lembrar que o Furacão foi finalista da Libertadores em 2022, além de ter conquistado os títulos da Sula (2018 e 2021) e da Copa do Brasil (2019), além de ter colecionado boas campanhas no Brasileirão até a queda, em 2024.
Números de Odair no Athletico
Na ‘Era Odair’ no Athletico, o clube soma 35 jogos, com 17 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Nesse recorte, o aproveitamento é de 55,2%, com 44 gols marcados e 36 sofridos.
Contudo, o treinador ficou de fora do banco de reservas em quatro partidas por suspensão. Nesses jogos, quem comandou o time da beira do campo foi o auxiliar Fábio Moreno, braço direito do treinador. Tirando esses confrontos, Odair soma 31 jogos, com 15 vitórias, seis empates e 10 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 54,8%. São 40 gols marcados e 32 sofridos.

