Quatro lutadores brasileiros que podem disputar o cinturão do UFC em 2026

Após um 2025 completamente instável para os brasileiros no UFC, o país terminou o ano com apenas dois campeões: Alex Poatan Pereira, entre os meio-pesados, e Mackenzie Dern, na categoria peso-palha. Mas esse número pode – e tem boas chances – de aumentar nos primeiro meses de 2026. O ano começa com dois brasileiros disputando […]

Jan 1, 2026 - 06:30
 0  1
Quatro lutadores brasileiros que podem disputar o cinturão do UFC em 2026

Após um 2025 completamente instável para os brasileiros no UFC, o país terminou o ano com apenas dois campeões: Alex Poatan Pereira, entre os meio-pesados, e Mackenzie Dern, na categoria peso-palha. Mas esse número pode – e tem boas chances – de aumentar nos primeiro meses de 2026.

O ano começa com dois brasileiros disputando cinturão em janeiro: Amanda Nunes, que faz seu retorno após dois anos de aposentadoria, e Diego Lopes, que encara uma revanche com Alexander Volkanovski. Além deles, em março, Charles Oliveira será desafiante do cinturão BMF, de Max Holloway.

Mas não são só eles, que já estão confirmados em uma luta por título. Felizmente, o Brasil tem diversos lutadores que também podem ganhar a chance de disputar um cinturão em outras categorias, incluindo o próprio Alexandre Pantoja, que se lesionou ao defender o título peso-mosca pela quinta vez.

Confira abaixo brasileiros que podem surpreender e terminar a temporada com o cinturão da maior organização de MMA do mundo:

Natalia Silva

Natalia Silva no UFC. Foto: Icon sport
Natalia Silva no UFC. Foto: Icon sport

Segunda colocada no peso-mosca feminino e um dos principais destaques brasileiros em 2025, Natalia Silva terá um title shot para disputar com Rose Namajunas no UFC 324, em 24 de janeiro. Se vencer, a brasileira certamente será a próxima desafiante da campeã Valentina Schevchenko.

Carlos Prates

Carlos Prates no UFC 319. Foto: Icon sport
Carlos Prates no UFC 319. Foto: Icon sport

Após sofrer sua primeira derrota no UFC, Carlos Prates pegou o elevador na categoria meio-médio com duas vitórias seguidas por nocaute: Geoff Neal e o ex-campeão Leon Edwards. Sua performance, inclusive, chamou atenção de Islam Makhachev, atual campeão da categoria. Pode ser que o brasileiro precise de uma “semifinal” contra Michael Morales ou Ian Machado Garry antes de encarar o russo, mas ele já está bem perto de desafiar o título.

Norma Dumont

Norma Dumont em pesagem do UFC. Foto: Divulgação/UFC
Norma Dumont em pesagem do UFC. Foto: Divulgação/UFC

Com seis vitórias seguidas no UFC, Norma Dumont chegou à terceira colocação no ranking peso-galo feminino e, se não fosse o retorno de Amanda Nunes, poderia até ser a próxima adversária de Kayla Harrison. A brasileira terá que esperar um pouco, talvez fazer outra luta, mas tem grandes chances de disputar o título até o fim de 2026.

Alexandre Pantoja

Alexandre Pantoja no UFC 317. Foto: Divulgação/UFC
Alexandre Pantoja no UFC 317. Foto: Divulgação/UFC

Após perder o título dos moscas por causa de uma lesão no ombro, Alexandre Pantoja já foi avaliado e está em recuperação. Ainda não há previsão para seu retorno, mas o machucado não foi tão grave quanto pareceu e não houve nenhuma fratura. Se o brasileiro puder retornar ao octógono em menos de um ano, disputará direto o cinturão da categoria, independentemente de quem seja o dono.

Siga o UmDois Esportes