Seabra justifica evolução lenta do Coritiba e cobra paciência
Com o desafio de manter o Coritiba na Série A em 2026, o técnico Fernando Seabra reconheceu, após a vitória por 1 a 0 sobre o Cianorte, no último sábado (31), pelo Campeonato Paranaense, a necessidade de evolução apresentada pela equipe neste início de temporada. Segundo Seabra, o curto período de trabalho tem sido um […]
Com o desafio de manter o Coritiba na Série A em 2026, o técnico Fernando Seabra reconheceu, após a vitória por 1 a 0 sobre o Cianorte, no último sábado (31), pelo Campeonato Paranaense, a necessidade de evolução apresentada pela equipe neste início de temporada.
Segundo Seabra, o curto período de trabalho tem sido um dos principais desafios. “O tempo de trabalho ainda é muito curto. A gente teve uma pré-temporada de onze dias e começamos a fazer jogo a cada três, quatro dias. Quando você faz jogo a cada três, quatro dias, você para de treinar”, explicou o treinador.
Disputando simultaneamente o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paranaense, o treinador também comentou sobre a alternância frequente na escalação. Segundo ele, as mudanças fazem parte de um planejamento para equilibrar ritmo de jogo e carga de treinos do elenco.
“A alternância de equipe é para garantir treino. Esses jogadores que ficaram em Curitiba estão no processo de recuperação, mas hoje eles já fizeram um treino aquisitivo, que não fariam se tivessem vindo para cá”, disse.
Coritiba ainda monta elenco para a temporada
Outro ponto destacado por Seabra foi a dificuldade de trabalhar com o elenco completo desde o início do ano, cenário impactado pelo calendário afetado pela Copa do Mundo e pelo término recente da última Série B. Mesmo assim, o treinador reconheceu a cobrança por resultados e desempenho.
“Eu gostaria de estar com uma coisa muito mais redonda, mas a própria característica do ano dificulta esse cenário. A gente tem que ter paciência com o desenvolvimento do nosso jogo.” A primeira partida do elenco principal foi em 13 de janeiro, contra o Maringá. Desde então, a equipe soma três vitórias, duas derrotas e um empate.
LEIA TAMBÉM:
- Goleiro do Coritiba dedica gol histórico a ídolo do clube: “Você é referência”
- Promessa retorna ao Coritiba após passagem por clube do exterior
Paralelamente ao trabalho em campo, o clube segue ativo no mercado de transferências e já contratou dez reforços para a temporada. O setor ofensivo, inclusive, foi praticamente reformulado de 2025 para 2026.
O último nome anunciado foi o atacante Keno, emprestado pelo Fluminense. No entanto, o jogador não deve ser a última contratação. A pedido de Fernando Seabra, o Coritiba ainda busca um centroavante de ofício, além de um lateral-direito e um lateral-esquerdo para completar o elenco.
O próximo desafio do Coxa será contra o Cruzeiro, na próxima quinta-feira (5), às 21h30, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

