Bola de Ouro tem reinado da Argentina ameaçado; veja os países que mais venceram
O francês Ousmane Dembélé é o grande vencedor da Bola de Ouro 2025, prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo. O atacante do Paris Saint-Germain brilhou na última temporada, sendo protagonista na campanha vitoriosa do clube na Liga dos Campeões, e superou a jovem sensação espanhola Lamine Yamal, que terminou em […]

O francês Ousmane Dembélé é o grande vencedor da Bola de Ouro 2025, prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo. O atacante do Paris Saint-Germain brilhou na última temporada, sendo protagonista na campanha vitoriosa do clube na Liga dos Campeões, e superou a jovem sensação espanhola Lamine Yamal, que terminou em segundo lugar.
A conquista marca a oitava vez que um jogador francês leva a Bola de Ouro, número que coloca o país empatado com a Argentina no ranking histórico de títulos. A diferença é que todos os troféus argentinos foram conquistados por Lionel Messi, o maior vencedor da história, com oito conquistas. A França conquistou a premiação com diferentes jogadores.
Logo após Messi, quem chega na segunda colocação é o português Cristiano Ronaldo, que venceu cinco vezes.
Conteúdo
Brasil faturou a Bola de Ouro em cinco oportunidades

Até a temporada de 1994, o prêmio da Bola de Ouro era distribuído apenas na Europa. O primeiro jogador não europeu a conquistá-lo foi Ronaldo Fenômeno, em 1997. Em 2002, ele voltou a vencer a premiação, sendo o único brasileiro a faturar duas vezes.
Os outros três brasileiros que faturaram o prêmio foram Rivaldo, em 1999, Ronaldinho Gaúcho, em 2005, e Kaká, em 2007. O Brasil ficou muito próximo de levar a premiação no ano passado, com Vini Jr., mas o prêmio ficou com o espanhol Rodri, do Manchester City, em um resultado muito contestado.
Já no prêmio da Fifa, Vini Jr. levou o prêmio de melhor jogador do mundo.
Bola de Ouro: confira os países com mais premiações
- Argentina e França: 8
- Portugal/Holanda/Alemanha: 7
- Brasil/Inglaterra/Itália: 5
- Espanha: 4
- Ucrânia: 3