Liga com Athletico, Coritiba e Operário muda de presidente
A Futebol Forte União (FFU) aclamou, nesta sexta-feira (30), Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, como novo mandatário. A entidade, que anteriormente se chamava Liga Forte União (LFU), conta com 34 clubes, entre eles Athletico, Coritiba e Operário. Barcellos tem mandato somente até dezembro e entra no lugar de Marcelo Paz, ex-presidente do Fortaleza e que […]
A Futebol Forte União (FFU) aclamou, nesta sexta-feira (30), Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, como novo mandatário. A entidade, que anteriormente se chamava Liga Forte União (LFU), conta com 34 clubes, entre eles Athletico, Coritiba e Operário.
Barcellos tem mandato somente até dezembro e entra no lugar de Marcelo Paz, ex-presidente do Fortaleza e que atualmente é o executivo de futebol do Corinthians. O principal objetivo na FFU é o trabalho para se unificar com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Atualmente, os dois grupos são os responsáveis pela venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
“Assumir a presidência da FFU é dar sequência a um trabalho que gerou resultados concretos para os clubes. O desafio agora é consolidar o modelo, fortalecer os ativos, ampliar a capacidade de planejamento e seguir avançando de forma conjunta com as entidades que compõem o ecossistema do futebol brasileiro”, destaca Alessandro Barcellos.
Em nota oficial, o Internacional valorizou a ida de seu presidente para FFU em um momento de transição para a liga.
O presidente do Sport Club Internacional, Alessandro Barcellos, foi aclamado como novo presidente da Futebol Forte União (FFU) em assembleia geral realizada nesta sexta-feira. A reunião também oficializou a nova diretoria administrativa da entidade e a formação do comitê condominial do Condomínio Forte União. O mandato na presidência da FFU será exercido até dezembro de 2026.
À frente do Internacional, Barcellos passa a integrar a condução institucional da FFU em um momento de consolidação do modelo coletivo adotado pelos clubes que compõem o bloco. A entidade conta com estrutura executiva profissionalizada, tendo a função de presidência um caráter de representação institucional.
A transição ocorre após um ciclo de estruturação e crescimento da entidade. O ex-presidente Marcelo Paz foi reconhecido pelos clubes pela condução do processo inicial de organização da FFU e pela articulação que fortaleceu a união entre os integrantes.
Nos últimos anos, a FFU implementou um formato conjunto de negociação que resultou na venda dos direitos de transmissão de TV para o período de 2025 a 2029. Já no primeiro ano do novo contrato, houve incremento de R$ 460 milhões em relação a 2024 apenas em direitos de TV, com crescimento médio individual de 55% por clube. O modelo também ampliou o equilíbrio na distribuição de receitas, reduzindo a diferença entre os clubes que mais e menos arrecadaram para 1,97x, contra 6,25x no ano anterior.
LEIA TAMBÉM:
- Investidor equatoriano no Couto aumenta expectativa por reforços no Coritiba
- Elenco principal? Como o Coritiba irá jogar pelo Paranaense
- Cetré supera Viveros e se torna contratação mais cara da história do Athletico

