UFC 319: Chimaev tira cinturão de Du Plessis e se torna o novo campeão peso-médio
Khamzat Chimaev é o novo campeão peso-médio do UFC. O árabe derrotou o então dono do cinturão Dricus Du Plessis por decisão unânime dos juízes no UFC 319, que aconteceu na noite de sábado (16). Invicto em seu cartel no MMA, Chimaev dominou quase completamente os cinco rounds da luta principal, conseguindo nada menos que […]

Khamzat Chimaev é o novo campeão peso-médio do UFC. O árabe derrotou o então dono do cinturão Dricus Du Plessis por decisão unânime dos juízes no UFC 319, que aconteceu na noite de sábado (16).
Invicto em seu cartel no MMA, Chimaev dominou quase completamente os cinco rounds da luta principal, conseguindo nada menos que 12 quedas em 17 tentativas e chegando a um novo recorde na carreira. Além disso, o volume de golpes foi esmagador: 539 contra apenas 45 do sul-africano, sendo 37 contra 13 significativos.
Apesar da clara desvantagem, Dricus parecia estar mantendo a calma até o fim do terceiro round; ele sabia que a estratégia do desafiante seria essa e apostava na vitória pelo cansaço, já que o árabe nunca havia chegado a um quarto round antes.
O árabe só não teve 100% de domínio porque nos dois últimos minutos do quinto round, Du Plessis finalmente conectou mais golpes significativos, conseguiu a primeira e única queda tentada e quase chegou a uma finalização por estrangulamento, mas Khamzat conseguiu livrar o pescoço —literalmente.
Du Plessis já pede revanche
Após a derrota, Dricus Du Plessis evitou tentar justificar o resultado da luta, dando o mérito completamente para Khamzat Chimaev ao afirmar que o árabe antecipou todos os seus movimentos.
“Não foi questão de força, ele sabia o que eu iria fazer. Ao meu povo da África do Sul, desculpe se decepcionei. Vocês sabem a importância que essa bandeira tem para mim. Eu vou voltar!”, prometeu.
Depois de chegar à quarta colocação no ranking geral do UFC, somando duas defesas bem-sucedidas desde que se tornou campeão dos médios em janeiro de 2024, Dricus perdeu o cinturão. Além do título, Chimaev ainda faturou um bônus de US$ 50 mil (270 mil, na cotação atual) por performance da noite.