Brasileirão: Confira todos os técnicos demitidos na temporada 2025

Dos 20 clubes do Brasileirão, 11 deles já trocaram seus técnicos com 24 rodadas: Fluminense, Santos, Grêmio, Corinthians, Vasco, Sport, Juventude, São Paulo, Vitória, Atlético-MG e Internacional. Mano Menezes foi demitido do Tricolor carioca após a derrota logo na estreia, Pedro Caixinha caiu no Alvinegro paulista depois de somar apenas um ponto no início da […]

Set 24, 2025 - 16:00
 0  1
Brasileirão: Confira todos os técnicos demitidos na temporada 2025

Dos 20 clubes do Brasileirão, 11 deles já trocaram seus técnicos com 24 rodadas: Fluminense, Santos, Grêmio, Corinthians, Vasco, Sport, Juventude, São Paulo, Vitória, Atlético-MG e Internacional.

Mano Menezes foi demitido do Tricolor carioca após a derrota logo na estreia, Pedro Caixinha caiu no Alvinegro paulista depois de somar apenas um ponto no início da Série A, já Gustavo Quinteros e Ramón Diaz foram dispensados após a quarta rodada.

Fábio Carille saiu do Vasco depois de seis jogos, Fábio Matias foi desligado do Juventude e o Sport já demitiu os portugueses Pepa e António Oliveira.

O São Paulo anunciou a saída do técnico Luis Zubeldia durante a pausa do Brasileirão para a Copa do Mundo de Clubes. O Vitória demitiu Thiago Carpini após a eliminação nas quartas de final da Copa do Nordeste e o Juventude demitiu o segundo técnico com a saída de Cláudio Tencati.

Na sequência, Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite, foi demitido no comando do Santos. O treinador não resistiu a goleada sofrida para o Vasco por 6 a 0, no MorumBis. Fábio Carille caiu do Vitória após perder de goleada por 8 a 0 para o Flamengo. E Cuca caiu depois de uma derrota no clássico para o Cruzeiro na Copa do Brasil.

No Brasileirão de 2024, foram 20 trocas de técnicos em 38 rodadas. A quantidade alta de demissões impressionou até mesmo o espanhol Pep Guardiola, treinador do Manchester City, da Inglaterra.

“É impossível. No meu primeiro ano no City, eu não ganhei. Se tivessem me demitido, não teríamos vivido esses 8, 9 anos como vivemos. Os clubes precisam entender que, quando vivem uma temporada com 3 ou 4 treinadores, o problema é quem escolheu esses treinadores. Então, deveriam demitir os dirigentes”, disse Guardiola, em 2024, para a TNT Sports.

Veja a seguir a lista completa dos técnicos demitidos do Brasileirão:

Pepa – Sport

O técnico Pepa foi demitido do Sport após a derrota para o Fluminense por 2 a 1, pela sétima rodada. O treinador deixou o Leão da Ilha na lanterna, com apenas dois pontos. O português chegou ao clube pernambucano em setembro do ano passado, ainda na Série B.

Ao todo, Pepa comandou o Sport em 45 jogos, com 21 vitórias, 10 empates e 14 derrotas, para um aproveitamento de 55,5%. O novo técnico do Rubro-Negro é o também português António Oliveira.

Fábio Carille – Vasco

Fabio Carille. (Foto: Raul Baretta/Santos)

Alvo de críticas da torcida, Fábio Carille foi demitido do Vasco após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0. O presidente Pedrinho assumiu a responsabilidade pelo momento ruim do clube carioca.

“Primeiro quero falar que toda responsabilidade é minha, do trabalho que está sendo feito dentro do Vasco. Comunico que aconteceu agora o desligamento do Carille. Para deixar muito claro que, quando a gente faz uma demissão, parece que estamos transferindo toda a responsabilidade para o treinador, e essa responsabilidade é minha. Foi o que conversei com o Carille”, explicou Pedrinho.

O favorito para assumir o Vasco é Fernando Diniz, que está sem clube desde que deixou o Cruzeiro.

Ramón Díaz – Corinthians

Ramón Diaz não resistiu à pressão no Timão. (Foto: IconSport)

O argentino Ramón Díaz foi demitido do Corinthians após a derrota em plena Neo Química Arena para o Fluminense por 2 a 0. O técnico não resistiu a queda de rendimento depois do título do Campeonato Paulista.

Logo após o último jogo, Díaz foi alvo de críticas do atacante holandês Memphis Depay. “Se olharmos como às vezes estamos posicionados, como o time é tão aberto, como as linhas entre nós são como 50 metros, na minha opinião, isso não é futebol. E então você não pode continuar a alta intensidade de 90 minutos se você não estiver junto como um time. E temos que estudar o jogo se quisermos crescer”, disse.

Dorival Júnior fechou contrato com o Corinthians até o final de 2026.

Gustavo Quinteros – Grêmio

Gustavo Quinteros foi demitido do Grêmio. Foto: Baggio Rodrigues/AGIF/Icon Sport.

O técnico Gustavo Quinteros foi dispensado do Grêmio depois da derrota por 4 a 1 para o Mirassol, pela quarta rodada. No início do Brasileirão, o Tricolor gaúcho teve apenas uma vitória e outras três derrotas em quatro jogos. O treinador deixou a equipe na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento.

Após ser comandado pelo auxiliar James Freitas no clássico contra o Internacional, o Grêmio fechou com Mano Menezes.

Pedro Caixinha – Santos

Juventude v Red Bull Bragantino - Brasileirao Serie A 2024
Pedro Caixinha, ex-técnico do Santos. Foto: Icon Sport.

O técnico Pedro Caixinha foi demitido do Santos depois da derrota para o Fluminense por 1 a 0. Em três jogos no Brasileirão, o time paulista somou apenas um ponto – no empate em 2 a 2 com o Bahia.

Contratado no início da temporada, Caixinha trabalhou no Santos por 16 partidas, com seis vitórias, três empates e sete derrotas. O desempenho, principalmente no início do Brasileirão, não agradou a diretoria.

Para o lugar do português, o Santos tentou as contratações de Dorival Júnior, Tite e Luis Castro, mas sem sucesso. O argentino Jorge Sampaoli chegou a abrir conversas, mas também não deve fechar. Quem acertou foi Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite.

Mano Menezes – Fluminense

Fluminense, de Mano Menezes, quer contratar Canobbio
Mano Menezes, ex-técnico do Fluminense. Foto: Icon Sport.

Mano Menezes iniciou o Brasileirão na berlinda e foi demitido logo após a derrota do Fluminense na primeira rodada para o Fortaleza por 2 a 0. Além dele, os auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski, ex-treinador do Coritiba, também saíram.

Após a saída de Mano, o Fluminense ganhou cinco jogos seguidos. O interino Marcão venceu o jogo de estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas. E Renato Portaluppi, técnico escolhido para a temporada, teve bom início com vitórias diante do San José, da Bolívia, na competição internacional, e de Red Bull Bragantino, Santos e Corinthians, no Brasileirão.

Fábio Matias – Juventude

Fábio Matias saiu do Juventude. (Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes)

O Juventude demitiu o técnico Fábio Matias após somente oito rodadas do Brasileirão. O treinador saiu após a goleada sofrida para o Fortaleza por 5 a 0 e uma sequência de cinco jogos sem ganhar – quatro derrotas e um empate.

A diretoria da equipe gaúcha trouxe Cláudio Tencati, que estava no Atlético-GO na Série B.

António Oliveira – Sport

António Oliveira saiu do Sport. (Foto: Paulo Paiva/Sport)

O Sport se tornou o primeiro time do Brasileirão a demitir dois técnicos. O português António Oliveira ficou apenas quatro jogos e sai com três empates e uma derrota. O Rubro-Negro pernambucano é o lanterna do Campeonato Brasileiro.

Sob o comando de António Oliveira, o Sport foi goleado pelo Cruzeiro, em plena Ilha do Retiro, por 4 a 0 e perdeu fora de casa para o Ceará por 2 a 0. O único ponto foi no empate em casa em 1 a 1 com o Internacional. E a despedida foi com a derrota fora de casa para o Mirassol por 2 a 1.

Com apenas três pontos, o Sport tem a pior campanha da história dos pontos corridos com 20 clubes após 11 rodadas.

Daniel Paulista, que estava no Remo na Série B, é o novo técnico.

Luis Zubeldia – São Paulo

Luis Zubeldia. (Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes)

O São Paulo anunciou a saída do técnico Luis Zubeldia no período em que o calendário está paralisado para a Copa do Mundo de clubes. O Tricolor informou que a saída ocorreu “após conversas respeitosas e amigáveis”.

Zubeldia comandou o São Paulo em 85 jogos, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas. O técnico saiu com o Tricolor paulista nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, mas com uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro.

O argentino Hernán Crespo, que comandou o São Paulo em 2021, assumiu no lugar.

Thiago Carpini – Vitória

Thiago Carpini, ex-técnico do Vitória. (Foto: Vitória)

O técnico Thiago Carpini foi demitido do Vitória depois da eliminação nas quartas de final para o Confiança por 1 a 0. O treinador foi demitido com 48% de aproveitamento e a classificação do Rubro-Negro baiano para a Sul-Americana deste ano.

Ano passado a gente estava muito mal no Brasileiro, e a chegada de Carpini nos ajudou, junto com outras chegadas. Mas a vida é feita de ciclos, e esse ciclo chegou ao fim. Carpini não é mais treinador do Vitória.

Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza
Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

Na zona de rebaixamento, o Fortaleza demitiu o técnico Juan Pablo Vojvoda. O treinador argentino ficou quatro anos no comando do Leão do Pici e foi tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023) e bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2024), além do vice na Sul-Americana de 2023.

“Você se despede como o técnico com mais jogos da história do Fortaleza. Mais de 300 partidas à frente do Leão junto com a sua comissão. Esse ciclo se encerra, mas você será eterno em nossa história”, publicou o Fortaleza.

Cláudio Tencati – Juventude

Cláudio Tencati foi demitido do Juventude. (Foto: Divulgação)

O Juventude anunciou a demissão do técnico Cláudio Tencati após a derrota fora de casa para o Bahia por 3 a 0. O treinador a equipe gaúcha com apenas uma vitória, um empate e cinco derrotas.

“Não se vê evolução, ou vê pouca evolução do que a gente esperava. A gente não está conseguindo fazer a entrega que a gente sempre fez nos últimos anos”, lamentou o presidente Fábio Pizzamiglio.

Cléber Xavier – Santos

Cleber Xavier no Santos. (Foto: Raul Baretta/Santos)

Após a goleada sofrida para o Vasco por 6 a 0, no Morumbi, o Santos anunciou a demissão do técnico Cléber Xavier. O treinador deixa o clube depois de 15 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas. 

“O Santos FC comunica a saída do técnico Cléber Xavier. O Clube agradece os serviços prestados e deseja sorte na sequência da carreira”.

O restante da comissão técnica de Cléber Xavier permanece no Santos: os auxiliares Matheus Bachi, filho de Tite, e Vinicius Marques e o preparador físico Fábio Mahseredjian. O novo técnico é Juan Pablo Vojvoda.

Fábio Carille – Vitória

Fábio Carille no Vitória. (Foto: Victor Ferreira/Vitória)

O Vitória anunciou a saída do técnico Fábio Carille depois da goleada sofrida para o Flamengo por 8 a 0, no Maracanã. “O Esporte Clube Vitória anuncia a demissão do treinador Fábio Carille. Agradecemos pelo profissionalismo e desejamos sorte no prosseguimento da sua carreira”.

Carille ficou apenas nove jogos no comando do Vitória, com uma vitória, cinco empates e três empates, aproveitamento de 29,6%. O treinador deixa o Rubro-Negro na zona de rebaixamento para a Série B.

Cuca – Atlético-MG

O técnico Cuca saiu do comando do Atlético-MG logo após a derrota no clássico para o Cruzeiro por 2 a 0, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O treinador se reuniu com a diretoria pouco depois de receber alta do hospital por conta de uma cirurgia no ombro.

Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta.

Cuca comandou o Atlético-MG em 45 partidas oficiais, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Ele ainda em dois jogos amistosos na Flórida, nos Estados Unidos, contra Cruzeiro e Orlando City.

Renato Paiva – Fortaleza

fortaleza técnico renato paiva afastamento zé welison deyverson
Técnico português Renato Paiva no Fortaleza. (Foto: Bruno Oliveira/FEC)

Contratado para o lugar de Juan Pablo Vojvoda, o português Renato Paiva vinha de um bom desempenho na Copa do Mundo de Clubes com o Botafogo, mas não repetiu o mesmo desempenho no Fortaleza. Foram apenas dez jogos, com uma vitória, três empates e seis derrotas.

Não parece que coletivamente o problema seja o treinador. Não parece que a equipe se arrasta em campo. Não parece que a equipe não cria oportunidades. Não parece que a equipe seja goleada, apesar de que há problemas e um deles é não defender bem. Não me parece que o problema seja o treinador.

Na curta passagem pelo Fortaleza, Paiva ficou marcado por afastar cinco jogadores do elenco, entre eles o atacante Deyverson. Após a saída do jogador, todos voltaram para o grupo e agora são comandados pelo argentino Martín Palermo.

Roger Machado – Internacional

Montagens GERAIS - 2024-07-18T191741.313
Roger Machado no Internacional

O Internacional demitiu o técnico Roger Machado após a derrota em casa no clássico para o Grêmio por 3 a 2. O treinador ficou um ano e dois meses no Beira-Rio e conquistou o título do Campeonato Gaúcho deste ano justamente contra o maior rival.

Roger Machado vinha sob forte pressão após as quedas nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil para Flamengo e Fluminense, respectivamente. O técnico se despediu com o Colorado apenas em 13º lugar, com 27 pontos.

Para o lugar de Roger, o Internacional chegou a negociar com Luís Zubeldía, ex-São Paulo, mas acertou com o experiente Ramón Díaz, ex-Corinthians.

Renato Gaúcho – Fluminense

fluminense mundial de clubes renato gaúcho
Renato Gaúcho comandou o Flu até a semi do Mundial. (Foto: Anthony Behar/Sipa/Icon Sport)

Melhor brasileiro na Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense não repetiu o mesmo desempenho na volta para o Brasil e caiu nas quartas de final da Sul-Americana para o Lanús. O técnico Renato Gaúcho pediu demissão depois da eliminação em pleno Maracanã.

Sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente nós saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e muito bem na Copa do Brasil. Se o Fluminense estivesse mal no Brasileiro, eu não estaria saindo. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar a cabeça e deixar alguns gênios da internet continuarem falando de futebol, já que entendem para caramba.

O Fluminense segue afastado das primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, mas está nas semifinais da Copa do Brasil contra o rival Vasco.

Apostas na Série B – 5 melhores plataformas da temporada 2025

Você pode viver a emoção da Série B 2025 dando palpites nas melhores casas de apostas legais que cobrem a competição.

Nas plataformas indicadas, é possível apostar no resultado final de todos os jogos e em mercados alternativos, como total de gols, empate anula aposta, etc. Também há linhas de longo prazo, como o vencedor da competição, rebaixados e se o clube conseguirá o acesso.

Veja, abaixo, nossa sugestão das 5 melhores plataformas de apostas para a Série B:

Casa de apostaDestaqueCadastre-se
BetanoAs melhores cotaçõesVisitar a Betano
SuperbetConcorra a apostas grátis diárias na SuperspinVisitar a Superbet
NovibetA melhor usabilidade móvelVisitar a Novibet
BetnacionalIdeal para iniciantesVisitar a Betnacional
KTOGanho antecipado se o time abrir 2 gols de vantagemVisitar a KTO

Como você pode observar, cada casa indicada tem os seus diferenciais. A Betano, por exemplo, é mais apropriada para quem busca cotações altas, enquanto a Betnacional, mais simples de mexer e sem valor mínimo de saque, é melhor para iniciantes.

Qualquer que seja a sua escolha, o mais importante é apostar com responsabilidade, encarando os palpites apenas como uma diversão para maiores de 18 anos, não como uma possibilidade de renda extra. Boa sorte!

Siga o UmDois Esportes