Estreia do Coritiba no Brasileirão tem sabor especial para Fernando Seabra
De volta à Série A após dois anos na Segunda Divisão, o Coritiba inicia sua caminhada na elite do futebol brasileiro contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (28), às 19h, no Couto Pereira. A partida marca não apenas a estreia do Coxa na competição, mas também um reencontro especial na área técnica, já que […]
De volta à Série A após dois anos na Segunda Divisão, o Coritiba inicia sua caminhada na elite do futebol brasileiro contra o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (28), às 19h, no Couto Pereira. A partida marca não apenas a estreia do Coxa na competição, mas também um reencontro especial na área técnica, já que o técnico Fernando Seabra enfrenta o seu ex-clube.
Seabra comandou o Bragantino em 56 partidas, com aproveitamento de 40%. Contratado em 2024 com a missão de evitar o rebaixamento, o treinador conseguiu cumprir o objetivo, incluindo uma vitória decisiva contra o Athletico, na Arena da Baixada, que foi determinante para a permanência da equipe paulista na Série A. Em outubro de 2025, ele deixou a equipe.
Na curta carreira como treinador profissional, Seabra soma 91 jogos profissionais. Antes de passar pelo Bragantino, teve sua primeira experiência como técnico no Cruzeiro, entre abril e setembro de 2024, onde alcançou 56% de aproveitamento.
Já especificamente pela Série A, Seabra acumula 65 partidas, com campanha equilibrada de 24 vitórias, 17 empates e 24 derrotas.
Conteúdo
Seabra foi “o escolhido” da SAF do Coritiba
Após a não renovação do contrato do técnico Mozart, em novembro de 2025, a diretoria do Coritiba agiu rapidamente e anunciou a contratação de Fernando Seabra, que se apresentou para o início da temporada de 2026.
A chegada de Seabra passou por critérios técnicos e financeiros. O clube buscava um treinador alinhado ao modelo de jogo desejado pela SAF, comandada pela Treecorp, priorizando solidez defensiva, intensidade e organização tática, além de adequação ao teto orçamentário projetado para a temporada.
Agora, o treinador assume o desafio de comandar o Coxa em sua primeira temporada na Série A após o acesso, com a missão de consolidar o clube na elite do futebol brasileiro.
Reformulação de elenco no Coritiba
Para a disputa da Série A, a diretoria do Coritiba optou por manter uma base do elenco campeão da Série B, ao mesmo tempo, teve reforços experientes na competição.
O clube adquiriu em definitivo o zagueiro Maicon e o volante Wallisson, que estavam emprestados. Outro nome importante foi a renovação do meia Josué, eleito o melhor jogador da Série B e artilheiro do Coxa na competição, com seis gols. O camisa 10 recebeu aumento salarial e seguirá como uma das referências técnicas da equipe.
Os jogadores mantidos são considerados lideranças no elenco e exercem papel importante de referência aos jogadores mais novos do clube. Com o anúncio do atacante Keno, nesta terça-feira (28), o clube chegou a dez contratações para a temporada.
- Pedro Rocha, atacante
- Willian Oliveira, volante
- Tinga, lateral-direito
- Fernando Sobral, volante
- Joaquín Lavega, atacante
- Thiago Santos, zagueiro
- Fabinho, atacante
- Gustavo, meia
- Breno Lopes, atacante
- Keno, atacante

